quinta-feira, 17 de novembro de 2011

IMPRESSIONISMO - REVISÃO PARA SIMULADO - 4º BIM - 1º ANO DO ENSINO MÉDIO

IMPRESSIONISMO

- O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas, que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.

CARACTERÍSTICAS IMPRESSIONISTAS

- Como os artistas realistas, que com a ciência haviam aprendido a utilizar determinados conhecimentos, os impressionistas se viram na necessidade de interpretar com maior vivacidade a natureza através de suas criações artísticas.

- Segundo o Impressionismo e suas tendências

As cores binárias e ternárias são obtidas diretamente na paleta com associação de cores.

O trabalho de criação destes artistas baseia-se na criação de sombra e luz dos artistas barrocos

- O uso da perspectiva sem o excesso de linhas de contorno transformaram a cor num elemento primário, muitíssimo importante nas obras.

- Um grande exemplo do trabalho de pesquisa realizado por estes artistas está na série da Catedral de Rouen pintada por Claude Monet.

- O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século XX. Havia algumas considerações gerais, muito mais práticas do que teóricas que os artistas seguiam em seus procedimentos técnicos para obter os resultados que caracterizaram a pintura impressionista.

- As cores são puras no Impressionismo.

- Usavam pinceladas rápidas de cores puras e dissociadas diretamente na tela, sem misturá-las antes na paleta.

PRINCIPAIS ARTISTAS IMPRESSIONISTAS

MANET

MONET

RENOIR

DEGAS

SEURAT

Nenhum comentário:

Postar um comentário